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Kashrut e Halachá ao Seu Alcance

LEIS GERAIS DE PESSACH – GUIA CLARO E PRÁTICO

Adaptado do Guia do Rav. Yitzhak Abadi em www.kashrut.org* e do Livro “Saindo do Egito” do Rav. Ricardo Gancz PhD

SEÇÃO I: Proibições e Remoção de Chametz

  1. O que é Chametz?

 

        Chametz é qualquer produto que resulta da fermentação dos cinco grãos: chitá (trigo) e seorá (cevada) — que certamente estão incluídos — e possivelmente Cusmin (espelta) e Shifon (Incerto) e Shibolet shu’al (Incerto). Apesar de Shifon e Shibolet Shual serem tradicionalmente identificados como centeio (Shifon) e aveia (Shibolet Shual), a identificação é discutível, pois simplesmente não havia cultivo nem consumo de centeio e aveia em Israel há 2.000 anos, sendo cultivos típicos da Europa. Além disso, sobre a aveia especificamente, ela não fermenta como os outros grãos. De todo modo, a identificação de shibolet shual como aveia é uma tradição ashkenazi que hoje se popularizou no mundo religioso.

        Uma vez que a farinha desses grãos entra em contato com água e permanece assim por cerca de 18 minutos, pode se tornar chametz. Isso se aplica mesmo sem sinais visíveis.

  1. Chametz em Pessach

 

  • É proibido comer, possuir ou se beneficiar de chametz durante Pessach.
  • Essa é uma proibição séria — não é apenas evitar um alimento, mas algo que devemos remover ativamente.

 

  1. Chametz She’avar Alav HaPesach (Chametz que passou por Pessach sem ser vendido)

 

  • Se o chametz foi mantido conscientemente por um judeu durante Pessach e não foi vendido, torna-se proibido mesmo após Pessach.
  • No entanto, essa é uma lei rabínica, e aplica-se o princípio de safek derabanan lekulah (em caso de dúvida sobre uma lei rabínica, seguimos a posição mais branda).
  • Não se preocupe com boatos de que uma loja pertence a um judeu só porque há um nome como “Goldman” na lista de acionistas. A menos que você tenha informação direta e confiável de que o chametz foi possuído e não vendido, ele continua permitido.

 

  1. Bedikat Chametz (Busca por Chametz)

 

  • Faça a busca na noite anterior a Pessach, após o anoitecer.
  • Use uma lanterna — não há necessidade de velas, penas ou colheres de madeira.
  • Verifique apenas os lugares onde normalmente se leva comida — cozinha, despensa, geladeira. Se alguém leva comida para o quarto, verifique essa gaveta ou superfície — e só.
  • Migalhas não contam. Procuramos algo como uma gluská yafá — um pedaço de chametz que realmente seria comido.
  • Não complique — isso não deve levar mais de 15 minutos.
  • Algumas pessoas espalham 10 pedaços de pão como tradição divertida. Faça se quiser — as crianças geralmente gostam.
    Após a busca, recite Kol Chamirá: anulando qualquer chametz que não tenha sido encontrado. Diga em um idioma que você entenda.

 

  1. Biur Chametz (Queima ou Descarte de Chametz)

 

  • Na manhã de Erev Pessach (14 de Nissan), descarte todo o chametz restante antes do final da 5ª hora haláchica.
  • Queimar não é obrigatório. Você pode jogá-lo no lixo externo se for acessível ao público (ex.: calçada ou beco) e considerado abandonado.
  • Recite o segundo Kol Chamirá, novamente anulando qualquer chametz conhecido ou desconhecido.
  • Use o site MyZmanim.com para encontrar os horários exatos de sua localidade.

 

  1. Mechirat Chametz (Venda de Chametz)

 

  • Se preferir, pode vender o chametz antes de Pessach. Venda-o para um não-judeu, mas deve-se atentar para o seguinte:
  1. A venda deve ser genuína, válida, e com intenção clara de transferência de propriedade;
  2. Evite "formulários genéricos" ou vendas simbólicas sem acompanhamento haláchico rigoroso;
  3. Sempre utilize um rav de confiança que esteja comprometido com a halachá para tirar dúvidas;
  4. O chametz deve ser fisicamente separado e vedado com clareza;
  5. Não é necessário vender panelas ou utensílios — basta guardá-los ou fazer kasher;
  6. O prazo é até a 5ª hora haláchica em Erev Pessach.

 

  1. Chametz Encontrado Durante Pessach

 

  • Se encontrado em Yom Tov, cubra e destrua após o Yom Tov.
  • Se encontrado em Chol HaMoed, destrua imediatamente — queimando, esmigalhando ou colocando em lixo público.

 

  1. Chametz She’avar Alav HaPesach – Resumo

 

  • Só é problema se foi definitivamente possuído por um judeu e não vendido.
  • Muito improvável na prática. A menos que você tenha certeza, é permitido.

 

  1. Chametz Incomestível

 

  • Se não é próprio para consumo humano, não é chametz.
  • Não precisa ser incomestível para um cão.

 

  1. Kitniyot

 

  • Ashkenazim tradicionalmente evitam arroz e leguminosas.
  • Isso é apenas um minhag (costume), não halachá.
  • Se alguém tem necessidades de saúde ou um bebê que precisa de comida, o minhag deve ser deixado de lado.
  • Milho, amendoim, soja etc. são, no mínimo, discutíveis, e não faziam parte do minhag original.

 

  1. Gebrochts

 

  • A ideia de que molhar a matzá pode fazê-la se tornar chametz é um erro, não um minhag.
  • A matzá de hoje é tão bem assada que isso não é preocupação.
  • Quem cresceu com essa prática pode parar, se quiser — não há motivo haláchico para evitar gebrochts.

 

  1. Matzá Caseira e Assados com Suco

 

  • Você pode assar sua própria matzá — apenas certifique-se de que esteja totalmente assada. Do momento em que a farinha toca a água, você tem 18 minutos para assá-la.
  • Bolos e pães podem ser feitos com suco fresco (como maçã ou laranja). Não use sucos engarrafados, pois geralmente contêm água.

 

 

SEÇÃO II: Mitzvot Positivas de Pessach

  1. Matzá

 

  • Obrigação da Torá de comer matzá no Sêder.
  • Coma pelo menos um kezayit, de preferência dois.
  • Kezayit é o volume de uma azeitona média.
  • Idealmente consumido em 4 a 8 minutos.
  • Homens devem se reclinar para a esquerda ao comer.

 

  1. Quatro Copos de Vinho (Arba Kosot)

 

  • Mitzvá rabínica. Beber quatro copos em momentos específicos do Sêder.
  • Pode ser vinho tinto, branco ou suco de uva — conforme sua preferência.
  • Cada copo deve conter ao menos 75 ml (1 reviit). Beba ao menos a maior parte.
  • Homens devem se reclinar para a esquerda.

 

  1. Maror

 

  • Pode-se usar qualquer tipo de alface (ou endívias belgas, etc.). Raiz-forte não é maror. Maror são vegetais amargos. O Rambam menciona as seguintes cinco espécies como sendo válidas como Maror:
  1. Lactuca sativa (chazeret) - alface
  2. Cichorium intybus (alashim) - chicória
  3. Cichorium endivia (tamcha) – endívia
  4. Eryngium creticum (charchavina) - não há um nome comum em português para esta planta específica do gênero eríngio, que é comum em Israel e países ao redor do Mediterrâneo.
  5. Lactuca serriola (maror) - alface-silvestre

 

  • Verifique se não há insetos – veja nosso guia.
  • Não se deve reclinar ao comer maror.

 

  1. Maguid

 

  • Contar a história do Êxodo é a mitzvá central da noite.
  • Diga de forma que todos compreendam. Português é válido.
  • Se for dizer apenas uma parte, que seja: “Rabban Gamliel hayá omer” — Pesach, Matzá e Maror.

 

  1. Korech – O Sanduíche de Hillel

 

  • Matzá + maror mergulhados em charoset.
  • Diga: “Zecher leMikdash keHillel.”
  • Homens devem se reclinar.
  • Receita de Charoset: nozes moídas, maçã, tâmaras, um pouco de vinho tinto ou suco de uva. Opcional: outras frutas. Deve ficar pastoso, como chummus, não sólido.

 

  1. A Refeição e o Afikoman

 

  • Coma a refeição de Yom Tov, mas deixe espaço para o Afikoman.
  • Afikoman: coma 1 kezayit de matzá ao final da refeição.
  • Homens devem se reclinar.
  • Se estiver cheio, não se force.
  • Tente comer antes da meia-noite haláchica (consulte myzmanim.com).

 

  1. Birkat HaMazon & Dois Copos Finais

 

  • Terceiro copo após o Birkat HaMazon; quarto copo após o Hallel.
  • Sirva um copo para Eliyahu HaNavi e diga Shefoch Chamatcha.
  • Homens devem se reclinar nos dois copos.
  • Não coma nem beba depois — mas, se necessário, é permitido.
  • Há quem tenha o costume de beber o quinto copo.

 

  1. Nirtzah – Encerramento

 

  • As mitzvot estão concluídas.
  • Cante, converse, estude — ou vá dormir. A escolha é sua.

 

 

SEÇÃO III: O Restante de Pessach

 

  • Chol HaMoed

 

  •  Dias intermediários — não são Yom Tov completo, mas ainda são especiais.
  • Permitido: cozinhar, dirigir, fazer compras, escrever.
  • Evite trabalho comum, a menos que seja necessário.
  • Tefilin: Obrigatório usar, logo, obrigatório fazer berachá.

 

  • Últimos Dias de Pessach

 

  • Yom Tov completo novamente: um dia em Israel, dois fora.
  • Sem Sêder, mas com as mesmas regras dos primeiros dias.
  • O sétimo dia marca a abertura do Mar Vermelho.
  • Yizkor é recitado por Ashkenazim no oitavo dia (sétimo em Israel).

 

  • Sefirat HaOmer

 

  • Conte cada noite a partir da segunda noite de Pessach.
  • Recite a brachá, depois conte.
  • De acordo com Rambam, se perder um dia completo (noite e dia), continue contando normalmente, com berachá.
  • Não diga o número para alguém antes de contar — diga “ontem à noite foi...”

 

  • Minhagim de Sefirá

 

  • Costume de evitar casamentos. Não exagere, Minhag não é halachá.

 

  • Observações Diversas de Pessach

 

    • Não é necessário kasherizar nada após Pessach;
    • O chametz vendido antes de Pessach pode voltar para você, caso o comprador tenha o desejo de revender ou desista da transação. Do contrário, tudo o que foi vendido continua sendo do novo dono;
    • Comprar chametz em lojas após Pessach não é problema, a menos que você saiba com certeza que foi possuído por um judeu e não vendido;
    • Costume evitar matzá antes de Pessach — não é obrigatório;
    • Maot Chitim é um bom costume para ajudar outros a comprar alimentos para Pessach.

 

Texto Original do Guia do Rav Abadi, em Inglês: https://kashrut.org/project/laws-of-pesach-clear-practical-guide/

 

Versão para impressão aqui

 

LEIS JUDAICAS PARA EREV PESSACH QUE CAI NO SHABAT - 5785 (2025)

Adaptado do Guia do Rav. Yitzhak Abadi em www.kashrut.org* e do Livro “Saindo do Egito” do Rav. Ricardo Gancz PhD

        Quando Erev Pessach coincide com o Shabat, muitas rotinas habituais são alteradas. Abaixo está um guia haláchico para lidar com essa situação única, conforme a lei judaica.

 

1. Bedikat Chametz – Verificação de Chametz

  • A Bedikat Chametz (busca por chametz) é feita na noite de quinta-feira, na noite do dia 13 de Nissan.
  • Recita-se a berachá (bênção) e o Kol Chamirá, conforme o costume.
  • Deve-se tomar cuidado para fazer a busca com atenção, pois não haverá mais bediká na noite de sexta-feira.

 

2. Biur Chametz – Queima e Descarte de Chametz

  • O Chametz é queimado antes do meio-dia da sexta-feira, pois queimá-lo depois pode causar confusão em anos futuros.
  • Deve-se deixar apenas a quantidade de chametz que se pretende comer no Shabat.
  • Qualquer chametz restante pode ser descartado no próprio Shabat:
  • Esmigalhando e jogando no vaso sanitário
  • Colocando em um lixo na calçada ou em local público, tornando-o hefker (sem dono)
  • Na manhã de Shabat, ainda é necessário garantir que todo o chametz seja removido até o horário limite permitido (ver MyZmanim.com para os horários exatos).
  • Matzá ashirá (matzá feita com suco de frutas, também chamada de matza de ovos) pode ser usada como alternativa ao chametz; ela é permitida para Ashkenazim. O que sobrar pode ser consumido, guardado para depois de Pessach ou oferecido a crianças e idosos, se preferir.

 

3. Taanit Bechorot – Jejum dos Primogênitos - Este jejum não é uma halachá de Rabanan

        Não há qualquer menção desse jejum no Talmud. A menção feita pela primeira vez se encontra na chamada Massechet Sofrim. A obra não é parte do Talmud e sim uma composição mais tardia, feita entre os séculos VII e VIII. Portanto, não há mitzvá em fazer este jejum, seja deOraita, seja deRabanan.

O Rambam sequer menciona o costume no Mishne Torá, diferente do Shulchan Aruch, que fala para os primogênitos, sejam eles só de pai ou só de mãe, jejuarem na véspera de Pessach e ainda acrescenta que há quem diga que mulheres primogénitas  também jejuam.

  • O jejum é observado na quinta-feira em vez da sexta-feira.
  • Participar de um siyum (conclusão de um tratado do Talmud) para não jejuar:

Uma vez que o jejum não é uma obrigação, mas é mencionado por rabinos como o Rav Yossef Karo, autor do Shulchan Aruch, há quem tenha o costume de participar de uma refeição festiva ao invés de fazer o jejum. Uma vez que a refeição festiva é uma mitzvá e o jejum sequer é uma obrigação de Rabanan, a refeição festiva tem precedência sobre o jejum.

  • Não se deve ser excessivamente rigoroso com isso.

 

4. Refeições de Shabat – Comer Chametz Sem Complicações

  • As refeições da noite de sexta-feira e da manhã de Shabat exigem lechem mishné (dois pães inteiros, ou duas fatias de pão, ou dois pãezinhos ou bagels), que devem ser chametz ou matzá ashirá.
  • A maneira mais simples de lidar com chametz no Shabat é usar uma toalha de mesa descartável e jogá-la fora após a refeição.
  • Pedaços grandes de chametz devem ser descartados conforme descrito na seção 2, mas migalhas não são um problema quando colocadas no lixo, mesmo dentro de casa.
  • Todo o chametz deve ser consumido antes do horário limite permitido (consulte MyZmanim.com).

 

5. Seudá Shelishit – A Terceira Refeição

  • Devido à proximidade com o Sêder, essa refeição deve ser leve.
  • Opções ideais incluem frutas, carne, peixe ou salada de ovos.
  • Se desejar comer matzá, matzá ashirá é permitida (mesmo para Ashkenazim).
  • Evite exagerar na comida para não perder o apetite para o Sêder.

 

6. Motzaei Shabat – Havdalá e o Sêder

  • Os preparativos para o Sêder só podem começar após o término do Shabat.
  • O Kidush do Sêder inclui a Havdalá na ordem conhecida como Yaknahaz:

 

  1. Yayin (Vinho)
  2. Kidush (Santificação)
  3. Ner (Vela)
  4. Havdalá (Separação)
  5. Zman (Bênção de Shehecheyanu)

 

  • Não há necessidade de besamim (especiarias).
  • Para a bênção sobre o fogo (Borei Me’orei HaEsh), duas velas de Yom Tov devem ser seguradas próximas uma da outra e depois colocadas de volta na mesa como decoração.
  • Se houver crianças pequenas, garanta que as velas estejam em local seguro, como a cozinha.
  • Na Havdalá, dizemos: Baruch Hamavdil Bein Kodesh LeKodesh (Bendito Aquele que separa entre o sagrado e o sagrado) para marcar a transição do Shabat para o Yom Tov.

 

Texto Original do Guia do Rav Abadi, em Inglês: https://kashrut.org/project/laws-of-pesach-clear-practical-guide/

 

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Contrato para Venda de Chametz em PDF e Word