LEIS GERAIS DE PESSACH – GUIA CLARO E PRÁTICO
Adaptado do Guia do Rav. Yitzhak Abadi em www.kashrut.org* e do Livro “Saindo do Egito” do Rav. Ricardo Gancz PhD
SEÇÃO I: Proibições e Remoção de Chametz
Chametz é qualquer produto que resulta da fermentação dos cinco grãos: chitá (trigo) e seorá (cevada) — que certamente estão incluídos — e possivelmente Cusmin (espelta) e Shifon (Incerto) e Shibolet shu’al (Incerto). Apesar de Shifon e Shibolet Shual serem tradicionalmente identificados como centeio (Shifon) e aveia (Shibolet Shual), a identificação é discutível, pois simplesmente não havia cultivo nem consumo de centeio e aveia em Israel há 2.000 anos, sendo cultivos típicos da Europa. Além disso, sobre a aveia especificamente, ela não fermenta como os outros grãos. De todo modo, a identificação de shibolet shual como aveia é uma tradição ashkenazi que hoje se popularizou no mundo religioso.
Uma vez que a farinha desses grãos entra em contato com água e permanece assim por cerca de 18 minutos, pode se tornar chametz. Isso se aplica mesmo sem sinais visíveis.
SEÇÃO II: Mitzvot Positivas de Pessach
SEÇÃO III: O Restante de Pessach
Texto Original do Guia do Rav Abadi, em Inglês: https://kashrut.org/project/laws-of-pesach-clear-practical-guide/
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LEIS JUDAICAS PARA EREV PESSACH QUE CAI NO SHABAT - 5785 (2025)
Adaptado do Guia do Rav. Yitzhak Abadi em www.kashrut.org* e do Livro “Saindo do Egito” do Rav. Ricardo Gancz PhD
Quando Erev Pessach coincide com o Shabat, muitas rotinas habituais são alteradas. Abaixo está um guia haláchico para lidar com essa situação única, conforme a lei judaica.
1. Bedikat Chametz – Verificação de Chametz
2. Biur Chametz – Queima e Descarte de Chametz
3. Taanit Bechorot – Jejum dos Primogênitos - Este jejum não é uma halachá de Rabanan
Não há qualquer menção desse jejum no Talmud. A menção feita pela primeira vez se encontra na chamada Massechet Sofrim. A obra não é parte do Talmud e sim uma composição mais tardia, feita entre os séculos VII e VIII. Portanto, não há mitzvá em fazer este jejum, seja deOraita, seja deRabanan.
O Rambam sequer menciona o costume no Mishne Torá, diferente do Shulchan Aruch, que fala para os primogênitos, sejam eles só de pai ou só de mãe, jejuarem na véspera de Pessach e ainda acrescenta que há quem diga que mulheres primogénitas também jejuam.
Uma vez que o jejum não é uma obrigação, mas é mencionado por rabinos como o Rav Yossef Karo, autor do Shulchan Aruch, há quem tenha o costume de participar de uma refeição festiva ao invés de fazer o jejum. Uma vez que a refeição festiva é uma mitzvá e o jejum sequer é uma obrigação de Rabanan, a refeição festiva tem precedência sobre o jejum.
4. Refeições de Shabat – Comer Chametz Sem Complicações
5. Seudá Shelishit – A Terceira Refeição
6. Motzaei Shabat – Havdalá e o Sêder
Texto Original do Guia do Rav Abadi, em Inglês: https://kashrut.org/project/laws-of-pesach-clear-practical-guide/
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